Luigi Mangione é acusado pelo assassinato de CEO da United Health Care
SEGURANÇA
Luigi Mangione, de 26 anos, foi preso em um McDonald's na Pensilvânia, suspeito de assassinar a tiros Brian Thompson, CEO da United Health Care, em Nova York. Mangione, nasceu em Maryland e tem laços com São Francisco e Honolulu. Ele frequentou o colégio particular Gilman School em Baltimore, onde se destacou academicamente com as melhores notas. É filho de uma família rica, envolvida com um clube de campo e casas de repouso, de acordo com a mídia local.
Com graduação e mestrado em ciência da computação pela Universidade da Pensilvânia, Mangione trabalhou como engenheiro de dados na TrueCar até 2023. Ele foi preso após ser denunciado por um funcionário do McDonald's, e com ele foram encontradas uma arma impressa em 3D, silenciador, munições e documentos falsos, incluindo um passaporte americano.
O assassinato de Thompson ocorreu em 4 de dezembro de 2024, em frente ao hotel Hilton, em Manhattan. O CEO estava na cidade para uma conferência e foi morto por um homem que o aguardava no local, atirando e fugindo de bicicleta. A polícia encontrou munições marcadas com palavras como "negar", "defender" e "destituir", termos frequentemente usados em processos de seguradoras para rejeitar reclamações, sugerindo que o crime tenha motivações relacionadas ao setor de saúde.
Luigi Mangione no MC Donald's | Luigi Mangione preso, suspeito de assassinar Brian Thompson. Créditos: NYPD
Brian Thompson, CEO da United Health Care. Créditos: Linkedin Brian Thompson